7 Meses na América do Sul

A PUC de Santiago, o Direito chileno, o pisco e as empanadas, os Andes, o Pacífico, a Sudamérica, Rapa-Nui ... enfim, La Libertad.


26.9.07

Dor de garganta

Tal era o fenómeno na Londres industrial, que os ingleses lhe deram um nome. A mistura de fumo e nevoeiro (smoke e fog) é, agora, smog (e não fumo e fogo, como abreviei aqui). Basta procurarem na Wikipedia que logo surge que um dos exemplos de smog mais intensos a nível mundial é Santiago - névoa seca é o termo técnico em português, aparentemente. Aos escapes dos carros junta-se o efeito de Foehn, a acumulação de vapor de água junto às encostas de montanhas, ainda que um qualquer nevoeiro matinal servisse. Com tudo isto, o ar em Santiago torna-se irrespirável para quem ambiciona pulmões limpos, puros e abertos. Ou seja, ao fim de uma semana cá, surge a inevitável dor de garganta, e tosse.

E a isto se junta agora o pó do deserto, que se infiltrou em todos os poros do meu corpo durante a semana passada.

Pastilhas para a garganta, procuro nas farmácias. O primeiro pacote que comprei parecia uma embalagem de Werther's Original (sim os tais do avô e do neto), mas de mel - ok, pareciam mais Halls de mel, mas tinha mais piada se fossem Werther's. Resultaram por uns dias - ainda não tinha ido ao deserto. Round 2, agora numa farmácia com melhor aspecto, lá me dão umas pastilhas mais ao estilo da Mebocaína. Ok, funcionaram enquanto duraram, mas agora já não há mais, e a garganta até já está inflamada, a ameaçar a fechar - comer, engolir, falar é um suplício. Sobra-me o chá a ferver com mel, e uns anti-inflamatórios, postos discretamente pela mãe, qual anúncio da Cêgripe, na farmácia que trouxe para cá.



[imagem de Santiago, com os Andes sufocados pela poluição;
nota - o edifício em primeiro plano da direita é onde fica o consulado de Portugal]

1 comentário:

Anónimo disse...

Coitadinho do meu Manelinho... Não me tinha apercebido de que a dor de garganta era tão penosa! É mesmo seu, falar disso de passagem nos telefonemas e não dar muita importância... Fiquei impressionada com o smog, fui pesquisar e realmente Santiago é uma das cidades mais afectadas no mundo. Que pontaria!
Em relação à farmácia: se eu tivesse mandado TUDO aquilo que pensei poder vir a ser preciso, estaria aí cheio de material preventivo e curativo... Não acreditam nas mães... Espero que melhore depressa!