7 Meses na América do Sul

A PUC de Santiago, o Direito chileno, o pisco e as empanadas, os Andes, o Pacífico, a Sudamérica, Rapa-Nui ... enfim, La Libertad.


12.8.07

A primeira discoteca

Clandestino, no barrio da Bela Vista. Bairro noctívago, de bares e discotecas, nas costas da Avenida Libertador Bernardo O'Higgins, a principal da cidade, a que os chilenos tão simplesmente chamam de Alameda.

Saímos do táxi e ficamos defronte de uma casa normal. Não, é mesmo o Clandestino, clandestinamente, mas legal, inserido no meio de uns prédios baixos, com dois andares.

Uma amiga conhece alguém lá dentro, bate à porta, espreitam de lá. Entra e diz quem somos. Pagamos só duas lucas - uma luca são mil pesos - um terço do que pagam os chilenos. Bebe-se o que se bebe em Portugal e em todo o lado, a música é a mesma. O ambiente também, apesar de sermos os únicos estrangeiros. Não, aquele tipo não trouxe uma litrosa - litrona - cá para dentro! Não, pode comprar-se aqui, por 2.500 pesos, normalmente para dividir entre amigos. Peço uma, dou três lucas - agora já sabem o que é - não me dão os 500.

«hoy pero me dijiste dos lucas y media»
«sí, pero eso ha cambiado hace poco y no estoy acostumbrado todavía a ese nuevo precio»
[pausa para decidir se toparam que sou estranja e estão a tentar enrolar-me]
«se quieres te do los 500 pesos»
[desarmou-me]
«no pasa nada, no te preocupes»
[uma míuda chilena mais velha também me diz que o preço mudou mesmo e oferece os 500 pesos do barman também... que país este, tão ansiosos para me dar dinheiro]

A certa altura o DJ lembra-se de que é latino-americano e começa a pôr umas latino-americanadas que deixa loucos os de cá, do Chile ou de outros sul-americanos. Aos americanos e europeus nem tanto. Hummm, também já é tarde, chegou a nossa hora.

1 comentário:

Anónimo disse...

tá tão lindo o meu Manel Mª nesta fotografia, com ar de conquistador das Américas! (para já a do Sul, mas ainda há tanta para descobrir... que pena ser tão longe e eu não poder lá ir assim num instantinho ver se tá tudo a correr bem... aaaaahhhh!!!! agora percebi porque foi para tão longe...)