7 Meses na América do Sul

A PUC de Santiago, o Direito chileno, o pisco e as empanadas, os Andes, o Pacífico, a Sudamérica, Rapa-Nui ... enfim, La Libertad.


10.8.07

La Cordillera

E ao terceiro dia... os Andes.



Ainda não tinha reparado, não sei por causa das nuvens, do smog ou se por simples desatenção. Mas no caminho para o exame de espanhol vi. Da forma como se impõe, diria que foi La Cordillera que me viu a mim.

Solenes, como se marcassem o limite do mundo - e para a maior parte dos chilenos marca mesmo. A respiração pára por uns segundos, na tentativa impossível de absorver tudo o que os Andes transmitem. O recorte dos Andes contra o céu, limpo, transmite a ideia de que só têm duas dimensões. Não de que são feitos de papel, mas como se fizessem parte do horizonte, como se, por mais que se andasse, iríamos encontrar os Andes lá no fundo.

E, realmente, são omnipresentes. Agora, em qualquer calle, é impossível andar sem ver La Cordillera. Ou, pelo menos senti-la. E, ao cair do sol, a neve, branca e limpa, torna-se fogo. Mais um dia que segue morrendo em Santiago.

7 comentários:

Anónimo disse...

Então e camadas ?

Manu disse...

sempre anónimo. cada chancho cada camada.

Anónimo disse...

é assim, há anónimos que são um amor. o menino sabe que eu só sou anónima porque não tenho identificação blogger. mas este anónimo das camadas é um amor. mas o menino deixe-se disso das camadas e tenha mas é juizo e seja um amor. pantufa

Anónimo disse...

ó manolo cada chancho cada camada!!!! já estou com muitas saudades meu anjo! mil beijos da mana c. ;)

Anónimo disse...

Só eu sei - Izmailov que bomba ou melhor que cocktail Izmailov. Os rugidos chegaram aos andes ?

Manu disse...

houve aqui em casa um CONCHA TU MADRE! que saltou do quarto 18...mini-avalanche nos Andes claro...

Anónimo disse...

fónix isso do TU MADRE é mítico. Os meus amigos espanhóis rebolavam-se a rir só de dizerem o TU... eheheh ... há-de experimentar responder quando perguntarem onde estiveste: con TU MADRE!!! Ou então, talvez seja melhor não experimentar... não sei digo eu :) beijos da mana